NAVEGAR É PRECISO
por Fernando Pessoa
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso".
Quero para mim o espírito [d]esta frase,
transformada a forma para a casar como eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo
e a (minha alma) a lenha desse fogo.
Só quero torná-la de toda a humanidade;
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.
Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue
o propósito impessoal de engrandecer a pátria
e contribuir para a evolução da humanidade.
É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.
24 de mai. de 2009
Programa 2ª Unidade - 2009
Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia
Área III – Ciências Humanas e suas Tecnologias
Ano Letivo: 2009
Série: 1º Ano / Ensino Médio
Turno: Vespertino
Professor: Lourival
Disciplina: história
PROGRAMA 2ª UNIDADE
Competências e habilidades / PCN
- Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa, reconhecendo o papel das diferentes linguagens, dos diferentes agentes sociais e dos diferentes contextos envolvidos em sua produção.
- Produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos, a partir das categorias e procedimentos próprios do discurso historiográfico.
- Relativizar as diversas concepções de tempo e as diversas formas de periodização do tempo cronológico, reconhecendo-as como construções culturais e históricas.
- Estabelecer relações entre continuidade/permanência e ruptura/transformação nos processos históricos.
- Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como produto dos mesmos.
- Comparar problemáticas atuais e de outros momentos históricos.
- Posicionar-se diante de fatos presentes a partir das interpretações de suas relações com o passado.
Eixo
Origens, trajetórias e legado das primeiras civilizações orientais e americanas
Comteúdos
- Egito
- Mesopotâmia
- Hebreus
- Fenícios
- Persas
- Maias, astecas e incas
- O Brasil Pré-colonial
Situações de Ensino e Aprendizagem
- Aulas expositivas, participativas e dialógicas / Data show e tele-aulas
- Demonstrações espaciais com uso de mapas
- Apresentação de quadros comparativos
- Leitura, análise, produção e discussão de documentos
- Exibição, análise e discussão dos filmes O Príncipe do Egito e Hans Staden
- Projeto Interdisciplinar de Ciências Humanas
Processos de Avaliação
Avaliação processual, somatória e contínua
- Ao final da unidade pode-se obter a média mínima de 5,0 (cinco) e máxima de 10,0 (dez)
Critérios
- Freqüência regular e pontualidade
- Participação nas aulas
- Interação com o professor e os colegas
- Originalidade, organização e coerência nas produções individuais e coletivas
- Cumprimento das atividades nos prazos combinados
Instrumentos / Pontuação
- Atividades / Exercícios = 1,0
- Teste = 2,0
- Prova = 4,0
- Projeto Interdisciplinar de Ciências Humanas = 3,0
Filmografia
O Príncipe do Egito. EUA, 1998, 99 min. Direção: Brenda Chapman, Steve Hickner e Simon Wells.
Hans Staden. Brasil, 1999, 123 min. Direção: Luiz Alberto Pereira.
Bibliografia
Ferreira, João Paulo Hidalgo e Fernandes, Luiz Estevam de Oliveira. Nova História Integrada: Ensino Médio: Volume Único. Campinas, SP: Companhia da Escola, 2005.
Mota, Myriam Becho e Braick, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio. Volume1: Das origens da humanidade à reforma religiosa na Europa. São Paulo: Moderna, 2005.
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