NAVEGAR É PRECISO
por Fernando Pessoa

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso".

Quero para mim o espírito [d]esta frase,
transformada a forma para a casar como eu sou:

Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo
e a (minha alma) a lenha desse fogo.

Só quero torná-la de toda a humanidade;
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.

Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue
o propósito impessoal de engrandecer a pátria
e contribuir para a evolução da humanidade.

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.

24 de mai. de 2009

Programa 4ª Unidade - 2009

Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia Área III – Ciências Humanas e suas Tecnologias Ano Letivo: 2009 Série: 1º Ano / Ensino Médio Turno: Vespertino Professor: Lourival Disciplina: História PROGRAMA 4ª UNIDADE Competências e habilidades / PCN - Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa, reconhecendo o papel das diferentes linguagens, dos diferentes agentes sociais e dos diferentes contextos envolvidos em sua produção. - Produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos, a partir das categorias e procedimentos próprios do discurso historiográfico. - Relativizar as diversas concepções de tempo e as diversas formas de periodização do tempo cronológico, reconhecendo-as como construções culturais e históricas. - Estabelecer relações entre continuidade/permanência e ruptura/transformação nos processos históricos. - Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como produto dos mesmos. - Comparar problemáticas atuais e de outros momentos históricos. - Posicionar-se diante de fatos presentes a partir das interpretações de suas relações com o passado. Eixo A construção de novos sentidos Conteúdos - O feudalismo - O Império Árabe e a expansão do islamismo - As Cruzadas - O renascimento comercial e urbano - As monarquias modernas – O Absolutismo - O Renascimento cultural e científico - A expansão ultramarina européia - O Mercantilismo - A Reforma Protestante e a Reforma Católica - A colonização brasileira Situações de Ensino e Aprendizagem - Aulas expositivas, participativas e dialógicas / Data show e tele-aulas - Demonstrações espaciais com uso de mapas - Apresentação de quadros comparativos - Leitura, análise, produção e discussão de documentos - Exibição, análise e discussão do filme 1492 – A Conquista do Paraíso Processos de Avaliação Avaliação processual, somatória e contínua - Ao final da unidade pode-se obter a média mínima de 5,0 (cinco) e máxima de 10,0 (dez) Critérios - Freqüência regular e pontualidade - Participação nas aulas - Interação com o professor e os colegas - Originalidade, organização e coerência nas produções individuais e coletivas - Cumprimento das atividades nos prazos combinados Instrumentos / Pontuação - Atividades / Exercícios = 2,5 - Teste = 2,5 - À La Carte: Prova / Seminário / Júri Simulado = 5,0 Filmografia Lancelot: o primeiro cavaleiro. EUA, 1995, 133 min. Direção: Jerry Zucker. Coração Valente. EUA, 1995, 177 min. Direção: Mel Gibson. O nome da Rosa. Alemanha, França e Itália, 1986. Direção: Jean Jacques Annaud. Elizabeth. Inglaterra, 1998, 124 min. Direção: Shekhar Kapur. Lutero. Alemanha, EUA, 2003, 112 min. Direção: Eric Till. 1492 – A Conquista do Paraíso. EUA, França e Espanha, 1992, 140 min. Direção: Ridley Scott. Bibliografia Ferreira, João Paulo Hidalgo e Fernandes, Luiz Estevam de Oliveira. Nova História Integrada: Ensino Médio: Volume Único. Campinas, SP: Companhia da Escola, 2005. Mota, Myriam Becho e Braick, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio. Volume1: Das origens da humanidade à reforma religiosa na Europa. São Paulo: Moderna, 2005.

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